Por que não existem carros pequenos movidos a diesel no Brasil?

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Muitos se questionam do porque de não existir carros pequenos movidos a diesel no Brasil, considerando que o diesel chega a ser 30% mais econômico que a gasolina. Essa proibição vem da portaria MIC nº. 346, de 19 de novembro de 1976, que declara proibido o comércio de veículos de passageiro movidos à diesel.

Graças ao cenário político da época – entre 1973 e 1975 durante a crise do petróleo, o valor da importação de petróleo aumentou, tornando inviável continuar comprando a quantidade que o Brasil importava na época, que chegava a ser 78% de todo o petróleo consumido no país. Dessa forma, surgiu o programa Proálcool (Programa Nacional do Álcool), como forma de incentivar a produção interna de álcool e diminuir a importação, que estava comprometendo a dívida externa brasileira. O uso, então, do diesel ficou restrito aos meios produtivos como transporte de carga, geradores e máquinas de construção e agrícolas, para que a quantidade importada fosse o suficiente para não parar o país, deixando todos sem combustível.

Além disso, na época, o diesel era um combustível extremamente poluente, que não previa o controle de emissões de gases que prejudicam a atmosfera (como o enxofre), deixando os motores ruidosos e de baixo desempenho. Desde o surgimento do diesel S10 (veja a nossa postagem sobre ele clicando neste link!), tentam reverter esse veto que proíbe o uso de diesel em carros pequenos, pois ele é menos maligno para a saúde humana e ao meio ambiente. Hoje em dia, ele é um combustível menos poluente, mais resistente, com maior vida útil e com uma escala de produção interna grande – impedindo uma segunda crise com importação, caso ela ocorra, que causa menos despesas ao condutor (pelo seu preço mais baixo e baixa manutenção). Todas essas mudanças são argumentos válidos para pensarmos no fim desse veto, o que você acha?

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