Diesel S10 ou Diesel S500? Veja as diferenças!

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O óleo diesel é um derivado do petróleo, obtido por meio da destilação, que tem um ótimo custo benefício tanto para quem o produzir, quanto para quem os usa no dia a dia. Os segmentos que utilizam o óleo diesel no Brasil são extensos, tornando-o o combustível mais utilizado no país atualmente. Suas aplicações são diversas e seu desempenho superior a outros produtos, portanto, ele precisa se adaptar a várias necessidades de empresas, indústrias, postos, ônibus, trens, transportes marítimos, entre outros. Dentre os tipos dele, os mais comuns são o S500 e o S10, sendo os mais acessíveis do mercado, aprenda a diferenciá-los!

Diesel S500

Comumente conhecido como diesel comum, ele carrega esse nome graças a sua composição, que tem 500 partes de enxofre por milhão, carregando o teor máximo de enxofre e tendo seu nível de cetano mínimo de 42. Quanto menor esse número, maior é o atraso de ignição e menor é a combustão e ignição, o que significa que seu desempenho é inferior à do seu parceiro, o S10. Graças a quantidade excessiva de enxofre, esse tipo de óleo diesel pode corroer as peças do motor e danifica-lo mais facilmente, por isso, ele é recomendado apenas para os modelos de automóveis anteriores ao ano de 2012. Além disso, ele tem uma cor avermelhada (que pode variar entre alaranjado e amarelado), em oposição ao S10, que é incolor, fique atento na hora de escolher para não escolher o tipo errado.

Diesel S10

Devido a uma preocupação maior do Brasil com a qualidade do ar e com o impacto da poluição no meio ambiente causado por substâncias como o enxofre, um novo óleo diesel com baixo teor do mesmo começou a ser comercializado no país. Com adição de 8% de biodiesel e teor máximo de enxofre de 10mg/kg, o S10 visa reduzir ao máximo a emissão de partículas nocivas na atmosfera. Seu nível de cetano é 48, que ajuda na ignição e desempenho do motor. Graças a uma presença maior de hidrogênio na sua composição, ele também dissolve sujeiras mais facilmente, dificultando o desgaste do motor e é indicado para motores de automóveis mais novos (após 2012).

Ambos ainda são comercializados no país e seus usos dependem de fatores como idade do motor e necessidade do veículo.

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