Conheça um pouco mais sobre o Óleo Diesel!

A importância na troca dos elementos filtrantes dos filtros foguetinhos
29 de abril de 2020
Dicas para melhorar a qualidade do óleo diesel no seu posto de gasolina.
22 de junho de 2020

O óleo diesel – ou simplesmente diesel, como é comumente chamado, é um derivado da destilação do petróleo bruto e é usado como combustível para motores automotivos, sendo inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido e com odor forte e característico. A partir dos gasóleos obtidos pelo refinamento químico, são criados demais óleos além do diesel, dependendo da demanda global para existência de cada um.

Ele recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro Rodolf Diesel, o responsável pela criação do motor a combustão interna a pistões, o que deu início a uma sequência de invenções que levariam ao que hoje conhecemos como os motores automotivos e suas variações. O primeiro óleo usado por Rudolf não foi o diesel, mas acabou sendo esse o homenageado pelo seu nome por ser a primeira fase do refino do petróleo bruto.

No Brasil, devido a predominância de transporte rodoviário tanto para carga quanto para passageiros, o óleo diesel é o combustível mais consumido no país e configura grande porcentual da economia do país. Tratores, caminhões, automóveis de passeio, furgões, embarcações marítimas, locomotivas e navios são alguns dos automotivos que utilizam o diesel, e, por serem muito diferentes entre si, exigem tipos diferentes do óleo para funcionarem.

O óleo diesel tipo “metropolitano” é utilizado em lugares com bastante frotas, como capitais, onde requerem maior controle de emissão de gases poluentes. O tipo “interior”, utilizado nas demais regiões, ao contrário do anterior, possui uma porcentagem maior de enxofre. Existe também o chamado óleo diesel de referência, produzido especialmente para companhias montadoras de veículos o utilizarem como padrão para homologação, ensaio de consumo, desempenho e testes de emissão.

Desde 2002, a CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) regula a emissão dos gases poluentes liberados pelos postos e usinas brasileiras por meio do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE). Em 2019, foi publicada uma resolução que estabelece mínimo de adição de 11% de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor final. Ela surgiu como uma maneira de deixar a produção do óleo mais consciente ambientalmente, mais sustentável e menos poluente ao planeta terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *