A manutenção da caixa separadora de água e óleo é importante tanto para a vida útil do seu produto, quanto para o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade – afinal, um vazamento de óleo pode prejudicar o solo ao redor da instalação da caixa. Independente da marca da sua caixa, a manutenção dela é universal em todo o território brasileiro, seguindo regras e leis de acordo com a ABNT NBR 15594-3. No caso das caixas separadoras de água e óleo da Puro Diesel, iremos contar o passo a passo de acordo com o manual entregue no momento da compra.
1 – Manutenção periódica
Recomenda-se que a cada três dias seja realizado um controle e coleta de óleo retido no interior da sua caixa separadora de água e óleo. Essa quantidade de dias pode variar de acordo com a quantidade e forma de captação em que a caixa está sendo usada, mas é a periodicidade recomendada a todos. Antes de começar a manutenção, não fume ou utilize aparelhos que produzem faísca, pois o afluente é inflamável devido ao óleo. Certifique-se que as tubulações estão provisoriamente bloqueadas para que não haja descarregamento afluente durante a operação.
1º Passo: Retire a tampa e coloque o coletor de óleo abaixo da lâmina de óleo, deixando-o retirar todo o conteúdo contido na CSAO.
2º Passo: Utilize uma chave de fenda para retirar a caixa de óleo, forçando-a para trás e puxando com as mãos.
3º Passo: Retire o cesto coletor de sólidos, puxando-o para frente e depois para cima.
4º Passo: Finalmente descarte o óleo e os sólidos em um local pré-determinado pelos órgãos ambientais ou por empresas credenciadas pela ANP.
5º Passo: Limpe o cesto retentor de sólidos e retentor de óleo com um pano. Após isso, recoloque os componentes em seus respectivos lugares.
2 – Manutenção Completa
A manutenção completa deve ser realizada bimestralmente na CSAO, pois a periódica não é o suficiente para garantir o bom procedimento das caixas. Para iniciar o procedimento, é necessária a realização dos procedimentos acima (manutenção periódica) e em seguida os passos:
1º Passo: A água descartada pela caixa ainda conterá partículas de óleo, portanto, utilize um material absorvente de óleo para sua retirada.
2º Passo: Retire toda a água contida no interior da CSAO até que as placas coalescentes fiquem aparentes (utilize um balde ou bomba de sucção). Lembre-se: Não descarte essa água no solo, pois pode contaminá-lo com as partículas de óleo.
3º Passo: Despeje essa água em um tambor.
4º Passo: Retire as placas coalescentes com cuidado, puxando-as para cima com calma para não as desmontar. Lembre-se: memorize a posição em que foram retiradas para que depois sejam encaixadas corretamente.
5º Passo: Em uma bacia, limpe as placas coalescentes com água e detergente. Lembre-se: não deixe resquícios de detergente.
6º Passo: Limpe o interior da CSAO, sem deixar resquícios de detergente.
7º Passo: Recoloque as placas coalescentes, a caixa de sólidos e a caixa de armazenamento de óleo.
Pronto. Com esse passo a passo a sua caixa separadora de água e óleo estará sempre limpa, de acordo com as normas e funcionando perfeitamente. Qualquer dúvida, entre em contato com o atendimento ao cliente Puro Diesel.